Skip to main content

Tipos de massa: a infinita lista que você precisa conhecer – parte 1

Não parece, mas existem mais de 300 tipos de massas. E nunca diga a um legítimo italiano que “tanto faz entre spaghetti e fidelini” porque são nuances que eles consideram fundamentais.

Bom, em linhas gerais, as massas são divididas em grupos, levando em consideração os ingredientes utilizados, seus tamanhos e comprimentos. Para começarmos nossa peregrinação nesse universo, antes precisamos conhecer uma divisão inicial:

Pasta Fresca: são aquelas artesanais, feitas em casa, à base de farinha de trigo, ovo e eventualmente água ou vinho branco. Mas há também as massas frescas caseiras que não levam ovos.

Pasta Seca: são as massas à base de sêmola de trigo duro e água, aquelas que encontramos nas prateleiras do supermercado. Raramente são feitas em casa. Há também versões especiais desta massa profissional que levam ovos.

 

As massas também podem ser classificadas por seus formatos: longas, ninho ou bolinha, curtas e recheadas. Para começarmos a entendê-las, separamos quatro tipos inicialmente: capeleti, spaghetti, fidelini e nhoque.

Capeleti: cheio de detalhes e dobras (formato de uma “trouxinha”), é uma massa recheada com frango, carne ou queijo, ideal para gratinar ou servir em sopas ou ao molho, como bolonhesa e bechamel.

Spaghetti: um clássico. É o mais popular. A massa tem característica longa, fina e pode apresentar diferentes espessuras. Combina com molhos mais líquidos, podendo ser à base de tomates e azeite de oliva.

Fidelini: mais fino, aproximando-se mais do formato do spaghetti. Combina com sopas e molhos mais pesados ao estilo pesto ou à base de queijos.

Nhoque: é uma massa curta, arredondada e suave, que pede molhos de sabor intenso para absorver todos os aromas dos ingredientes. Combina com diversos tipos de molhos, como o de tomates, cogumelos e queijo gorgonzola.

 

Redonda, longa, enrolada, lisa, não importa tamanho ou espessura. Uma boa massa acompanhada de um bom molho é sensacional em todas as horas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *