Skip to main content

Os 5 clássicos de Gramado que você precisa conhecer

Localizada na região das hortênsias, Gramado é uma das principais cidades turísticas do Brasil. Pequena, aconchegante e cheia de charme, é adorável para se passear, principalmente nos dias frios.

Em Gramado, existem tantas atrações que indicamos fazer um roteiro para você não esquecer de nada. Existe entretenimento para todos os tipos de gostos, bolsos e idades e elas vão desde um simples passeio de carro ou a pé (sim, porque a cidade é linda e só caminhar por ela já vale a pena) ou, se preferir, pode escolher entre museus, pontos turísticos, parques naturais, gastronomia, festivais (cinema, publicidade e turismo) e ainda tem evento para o Natal, Páscoa, chocolate e uma infinidade de atrativos que dá vontade de ficar em Gramado a vida toda.

No meio de tanta coisa legal, separamos cinco clássicos que você não pode deixar de visitar quando for a Gramado.

 

Igreja Matriz São Pedro

Inaugurada em 1942, a estrutura montada em pedra basáltica foi inspirada no  estilo arquitetônico romano e homenageia São Pedro. A construção, que durou em torno de oito anos para ser concluída, possui mais de 78 mil pedras extraídas da região, que foram levadas por zorras a boi até o local. Vitrais pintados por Pedro Dobmeier e estátuas de São Pedro e dos apóstolos em tamanho real compõem o clima religioso do local. À noite, a iluminação unida ao lago e o chafariz deixam a igreja ainda mais bonita. E aí vai um drops: pertinho da igreja, estão a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, que com certeza, valem uma visitinha.

 Mundo de Chocolate

Gramado é famosa por seus chocolates então como não dar a volta ao mundo da forma mais doce? Inaugurado em 2015, o Mundo dos Chocolates é um parque de 3 mil metros quadrados de puro chocolate. Nele você dá a volta ao mundo entre belos pontos turísticos feitos exclusivamente com essa delícia. No final, claro, tem degustação.

Lago Negro

Construído artificialmente após um incêndio, o lago teve suas margens decoradas com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. O espaço ganhou nova beleza e um novo nome: Lago Negro. Ir passear no lago e andar de pedalinho virou um clássico de Gramado. Se você procura um lugar calmo e tranquilo para relaxar, esta é uma ótima opção.

Praça das Etnias (Casa do Colono)

O principal atrativo desta praça não são monumentos ou locais para descanso e sim a Casa do Colono. Nela, você encontra produtos típicos produzidos no interior do município e pode acompanhar a produção de cucas, biscoitos e pães que são assados em fornos artesanais e que podem ser levado para casa ainda quentinhos. Uma delícia!

Natal Luz

O Natal Luz é o evento mais conhecido de Gramado e certamente um dos maiores do Brasil. Nesse período, toda a cidade se transforma: as ruas ganham iluminação e decoração natalina e ocorrem vários shows, musicais e espetáculos. No período das festividades, que vai geralmente de final de outubro a janeiro, são realizadas apresentações teatrais e musicais, algumas gratuitas. O ideal é sempre garantir o ingresso das apresentações com antecedência, pois a procura sempre é grande. É uma ótima forma de celebrar o Natal com a família e de cultivar o espírito natalino em adultos e crianças.

 

Conforme a época em que estiver na cidade, informe-se sobre o que está acontecendo no momento, porque sempre existe alguma atividade especial que vale a pena ser conhecida. Como alguns dos passeios são pagos, informe-se antes de ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *