Skip to main content

Bento Gonçalves: vinho, gastronomia, imigração e muita diversão

Todos sabemos que na Serra Gaúcha existem cidades belíssimas, cheias de diversões, locais turísticos, culinária típica italiana e muitas atrações. Mas você já foi visitar Bento Gonçalves? Esta é uma cidade que se caracteriza por ser berço de inúmeras vinícolas. Bento, como é chamada carinhosamente, também é sede da Fenavinho e da ExpoBento, feiras importantes na região. Mas Bento vai muito além: são tantas atrações que resolvemos indicar as rotas turísticas para você começar conhecendo a região. Provavelmente você precisará de vários dias para conseguir conhecer tudo o que Bento Gonçalves tem para oferecer! Veja só:

 

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é o roteiro que abraça o melhor do enoturismo brasileiro. Logo ao iniciar o passeio já é perceptível a paisagem do vale coberto por parreirais. Nesta rota, você pode visitar desde vinícolas familiares até as de renome internacional, todas com muito charme e encanto, além de casas de artesanato, ateliês, bistrôs, armazéns, memorial do vinho. Os vinhos desta região são especiais e únicos no Brasil, pois carregam a Denominação de Origem. Cada vinícola oferece as suas atrações, por isso, reserve um tempinho para poder visitar cada uma delas.

 

Caminhos de Pedra

Neste passeio você vai explorar a arquitetura, paisagens e os costumes trazidos pelos imigrantes. Ele resgata o passado e valoriza a cultura camponesa. O Roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico Cultural do Rio Grande do Sul, isso porque concentra o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país, um “museu vivo”. São vários pontos de visitação espalhados por 12km que incluem moinhos, cantinas, casas, teares e muito mais.

 

Vale do Rio das Antas

Mais um passeio para quem quer estar ligado à natureza. O Vale do Rio das Antas tem como principal atrativo a Ponte Ernesto Dorneles, que é uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos, e pode ser vista do Mirante Ferradura. Você também pode visitar cantinas, vinícolas e um alambique que contam um pouco mais da imigração italiana.

 

Rota das cantinas históricas

Neste roteiro, claro, muitas cantinas, o mirante do Campanário, vinícolas e o Monte Vino, que por ser um ponto alto, permite apreciar imagens lindíssimas da paisagem.

 

Rota Rural Encantos de Eulália

Uma rota cheia de encantos no interior do município, com paisagens deslumbrantes, gastronomia, recantos, vinícolas, passeio cultural e muito mais. Um prato cheio para quem quer e gosta de estar em meio à natureza. Vale a pena conhecer essa região que acolheu os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália.

Além das rotas, você pode se hospedar nas vinícolas, fazer um passeio de bike, curtir a Maria Fumaça em um passeio que liga Bento a Carlos Barbosa, visitar o parque Epopeia Italiana, fazer atividades radicais em belas paisagens e inúmeras atrações que esta cidade rica em história, cultura e entretenimento tem para oferecer.

E depois de tantos locais interessantes ou quando começar a bater aquela fome, você pode finalizar o passeio em uma das Casas DiPaolo com uma típica refeição italiana 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *